sexta-feira, 24 de abril de 2015

Você teve uma boneca de pano na infância?



Eu sei, sou suspeita para falar sobre as bonecas de pano... Afinal, sou apaixonada por elas!! E, quase não tenho preferências: Gosto das grandes e também das pequenas, das estruturadas e das bem molinhas, das bem sofisticadas e das mais simples... Desde que tenham um "semblante" de paz. Quanto mais simples seus traços no rostinho, melhor! Todas têm seu encanto!
Eu não me lembro se tive uma boneca de pano, quando criança... Acho que não, senão, com certeza, me lembraria! 
Percebo, nitidamente, um brilho diferente no olhar das crianças quando se deparam com uma boneca de pano. Elas ficam enternecidas, sensíveis e deixam à tona, toda imaginação! Parece que o mundo à sua volta para. Adentram numa outra dimensão... Ficam mais felizes, intensas, expressam seus temores, anseios e medos!!
Não é à toa que crianças hospitalizadas, quando recebem de presente uma boneca de pano, costumam ter uma sensível melhora, ficando mais fortes emocionalmente e, inclusive fisicamente. Elas transferem para a boneca suas inquietudes e mantém suas emoções mais controladas.

Li um texto interessante sobre as bonecas na história da humanidade e quero compartilhar com você.

Segue o texto:

"Em todas as civilizações existem notícias da presença da boneca de pano, encontradas até mesmo em cavernas de diversas partes do mundo. Na época da corte, as crianças ricas brincavam com bonecas importadas. Mas as mães e avós não deixavam suas crianças sem brincar. Faziam bonecas de pano, simulando crianças integrantes de uma família imaginária. E a bruxinha de pano que as mães e avós faziam começou a ser também fabricada na indústria doméstica e se tornou o símbolo mais expressivo da Arte Popular, com suas cores diferentes e marcantes, vestindo trajes humanos, típicos de cada região. A boneca de pano é um brinquedo folclórico de fácil confecção que atende completamente as necessidades da criança brasileira, pois estimula o instinto materno, a ternura e a inocência infantil. É provável que a boneca de pano seja de origem africana."
Fonte: http://www.obrasileirinho.com.br/brincar-criancas/brincadeira-boneca-de-pano/
 

 
 
Observação: Todas estas bonecas podem ser encomendadas em minha loja online. 
Acesse o link: http://www.elo7.com.br/bonecas-e-bonecos-de-pano/al/4D2A0